História
UM CENTRO DESPORTIVO COM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA.
110 ANOS!!!
Um passado que nos honra, um presente que nos orgulha, um futuro que nos desafia e faz sonhar…
A 10 de Junho de 1910, nasce na Boavista, o Centro Hípico do Porto. Depois de ter estado instalado no Bessa, na fonte da Moura e em Ramalde, é em 1967 que o Centro Hípico do Porto encontra o seu espaço ideal, a sua verdade casa! É em Leça da Palmeira, Matosinhos, que se instala definitivamente.
É aqui que, passo a passo, se foram erguendo as instalações que hoje possuímos e que muito devemos à paixão, empenho e ao sacrifício das anteriores direções, não esquecendo nunca a colaboração dedicada e incomensurável, que sempre tivemos, da autarquia matosinhense, desde que cá nos instalamos.
Como corolário dessa relação e cumplicidade estabelecida desde os anos 60, foi deliberado, em Assembleia Geral realizada a 30 de março de 1995, alterar a designação para Centro Hípico do Porto e Matosinhos.
O Centro Hípico do Porto e Matosinhos teve sempre como principal objetivo a formação, o apoio e colaboração com as instituições do concelho e a ajuda a crianças que, na sua diferença, interagem com o cavalo.
A obtenção de excelentes resultados na hipoterapia, através do trabalho desenvolvido pela AEPM, tem sido um dos grandes motivos de orgulho do nosso clube.
O investimento contínuo na melhoria das instalações e equipamentos para a prática do nosso desporto levou a que muito recentemente tenhamos dotado o clube com um novo piso outdoor, que está ao nível dos melhores do mundo. Presentemente temos condições que nos permitem estar na linha da frente do desporto equestre.
Orgulhamo-nos do que fomos construindo e das realizações recentes, mas continuamos a desejar sempre mais e melhor para os associados, atletas (cavalos e cavaleiros), demais utentes e para o concelho de Matosinhos, que tanto nos ajuda.
A pandemia que se abateu sobre o mundo trouxe muitas alterações ao nosso quotidiano e limitações à forma como frequentávamos o clube. Até ao momento, passamos com distinção e sem problemas de maior por esta fase complicada das nossas vidas.
Os nossos associados mostraram enorme responsabilidade e um espírito de entreajuda e colaboração inexcedível! Todos sem exceção ajudaram, colaboraram e foram de um civismo exemplar. Muito Obrigado a todos!!!
O Centro Hípico do Porto e Matosinhos está com uma dinâmica saudável, cheio de pessoas que gostam de cá estar, com profissionais de enorme qualidade, com instalações dignas de orgulho e com uma vitalidade que nos permite almejar sermos ainda melhores!
Agradecimentos especiais:
– Aos nossos parceiros e patrocinadores;
– À Camara Municipal de Matosinhos;
– À Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira;
– A todos os nossos associados, atletas e amigos;
Finalmente, um ENORME obrigado ao nosso Presidente Honorário e muito querido amigo, Prof. João Mota, por nos ensinar que com vontade, coração e empenho as coisas nascem e prosperam!
Muitos Parabéns CHPM, venham mais 110!!!
Mensagem da direção do clube aos sócios no 110º Aniversário do CHPM – 10 Junho 2020
Fundado
Fundado em 10 de Junho de 1910 na cidade do Porto, o Centro Hípico do Porto teve como primeiro presidente Delfim de Lima, ficando a vice-presidência a cargo de Felisberto de Moura Monteiro. A Direcção que inaugurou a história do clube integrava ainda Fernando de Brito (vogal), Eduardo Fontes Pereira de Melo (vogal), Alberto Martins Macedo Cardoso de Meneses (tesoureiro) e António de Freitas Torres (secretário). O CHP ficou inicialmente instalado no Bessa.
1995
Mudança de nome do Centro Hípico do Porto para "Centro Hípico do Porto e Matosinhos"
Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 30 de Março de 1995, é aprovada a mudança de nome do Centro Hípico do Porto para “Centro Hípico do Porto e Matosinhos”. João Mota encontra-se na presidência do clube desde 1988 e a actual Direcção integra ainda Carlos Manuel Fonseca, Rui Manuel Ferreira, Ingrid Maria da Costa, Mário Castro Lima, Rui António Prata de Melo, Rui Manuel Gonçalo e Fernando José Moreira, como directores. A Assembleia Geral é presidida por Manuel Maria Pimentel Barbosa, tendo como vogais, Maria João Carvalho Araújo Moreira e Marco de Sousa Faria Mello. João da Rocha Oliveira e Silva preside ao Conselho Fiscal, que tem como vice-presidente Tiago Araújo e como vogal Pedro Nunes. Diariamente, o clube vai abrindo novos caminhos, dignificando uma história já com mais de noventa anos. As estruturas do Centro Hípico não param de crescer em espaço, diversidade e qualidade; as provas organizadas no campo ou nos picadeiros de Leça da Palmeira estão entre as mais bem cotadas do País; o número de instrutores de renome a exercer actividade particular no clube é já significativo; a escola de equitação abre-se às crianças do concelho onde se insere através do programa “Férias Desportivas”, por protocolo celebrado com a Câmara de Matosinhos, -e aulas de hipoterapia às Associações “APPACDM” de Matosinhos e “ALADI” de Lavra. A vertente social e familiar do clube acentua-se cada vez mais. Os jovens campeões formados, na sua maioria, pela escola de equitação do CHPM vão surgindo, e a sua evolução na modalidade pode agora ser feita dentro das instalações do Centro.
Vídeo
CONCURSO HÍPICO NO CAMPO DO BESSA
Alfredo Nunes de Matos – Produtor executivo Invicta Film (1910-1928) – companhia produtora Portugal, 1913
Género: Documentário
Duração: 00:05:07, 16 fps
Formato: 35 mm, PB, sem som
AR: 1:1,33
Descrição: Imagens não montadas. Planos sucessivos da assistência. | Unedited footage. Successive shots of the event’s public. Detentor de Direitos: Por favor contacte a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para obter informações sobre os detentores de direitos. | Please contact the Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema for information about the rights holders.
ID CP-MC: 7000142